top of page

    Aqui partilhamos dicas de vídeos que apresentam reflexões, experiências, trajetórias que inspiram a caminhada da La durabilité em busca do Bem Viver, do Cuidar da Vida.

    Esperamos que também tragam momentos de respiro e resiliência para cada um que acesse nossas dicas.

    Vamos manter esta coletânea sempre atualizada, na medida que encontrarmos  mais e mais exemplos e falas relevantes.

Mais que a Lama - Curta Metragem

O Curta-metragem “Mais que a Lama: Memórias, Ausências e História” é resultado da parceria entre universidades UFOP, UNIVALI e UNIVILLE, em articulação com o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), a Sala Verde de Itajaí e o Projeto das Escolas Sustentáveis. O lançamento do filme integrou a programação do 13º Festival Cultural da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no dia 21 e foi exibido na Universidade Regional de Joinville (UNIVILLE) no dia 22 de setembro de 2017.

Coletivo de diretores Tekoha Guaiviry  -  "Ava Yvy Vera" (Terra do povo do raio)
52:13

Coletivo de diretores Tekoha Guaiviry - "Ava Yvy Vera" (Terra do povo do raio)

AVA YVY VERA – TERRA DO POVO DO RAIO Esse filme participou do Festival de Artes Indígenas rec•tyty, idealizado pelo Instituto Maracá e produzido em parceria com o Selvagem- Ciclo de Estudos. Sinopse: “Aqui é o coração da terra. Estamos lutando pelo coração da terra, este território. Não lutamos só por esse pedaço, mas por todos os territórios do coração da terra. Esse é o nosso lugar. Nós, Avá, somos descendentes do coração da terra.” (Rezador Valdomiro Flores, Tekoha Guaiviry, 2014). Dir: Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnaton Gomes, Joilson Brites, Johnn Nara Gomes, Sarah Brites, Dulcídio Gomes, Edna Ximenes Mostra: Competitiva 52' . 2016 . MS/MG CLASSIFICAÇÃO LIVRE FICHA TÉCNICA Programa Imagem Canto Palavra no Território Guarani Kaiowa da UFMG / COMPANHIA PRODUTORA Luciana de Oliveira / PRODUÇÃO EXECUTIVA Luciana de Oliveira, Luísa Lanna, Alessandra Giovanna / PRODUÇÃO Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnaton Gomes, Joilson Brites, Johnn Nara Gomes, Sarah Brites, Dulcídio Gomes, Edna Ximenes / ROTEIRO Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnaton Gomes, Joilson Brites, Johnn Nara Gomes, Sarah Brites, Dulcídio Gomes , Edna Ximenes / FOTOGRAFIA Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnaton Gomes, Joilson Brites, Johnn Nara Gomes, Sarah Brites, Dulcídio Gomes, Edna Ximenes, Fábio Costa Menezes, Guilherme Cury, Alessandra Giovanna / SOM Genito Gomes, Johnaton Gomes, Johnn Nara Gomes, Alessandra Giovanna, Luísa Lanna / MONTAGEM Alessandra Giovanna, Luísa Lanna / EDIÇÃO DE SOM Mburahei Puku, Valdomiro Flores / TRILHA SONORA Valdomiro Flores, Tereza Marília Flores, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnathon Gomes, Dulcídio Gomes, toda a comunidade do Tekoha Guaiviry (MS) / ELENCO FESTIVAIS E PRÊMIOS MELHOR DOCUMENTÁRIO / BEST DOCUMENTARY - CINE KURUMIN 2017 MELHOR DOCUMENTÁRIO / BEST DOCUMENTARY - CACHOEIRADOC 2017 FÓRUM.DOC BH 2016 (31 - 988817125) luciana.lucyoli@gmail.com / CONTATO

Série: Filmes rec tyty

A série de filmes reunidos dentro do Festival de artes indígenas rec.tyty com curadoria de Ailton Krenak, Cristine Takuá, Carlos Papá, Naine Terena e Sandra Benites.

Série: Papo de Cultura 2021 - Vila Flores

A série PAPO DE CULTURA faz parte da programação DE VILA A VILA 2021. O projeto multicultural é viabilizado com recursos da Lei nº 14.017 / 2020 - Aldir Blanc; contemplado pelo Edital SEDAC nº 09/2020.

PAPO DE CULTURA: Desafios da Gestão Cultural Independente
01:40:14
Vila Flores

PAPO DE CULTURA: Desafios da Gestão Cultural Independente

O PAPO DE CULTURA é um bate-papo com gestores de centros culturais brasileiros, que propõe reflexões sobre o fazer cultural em diferentes regiões do país. No segundo episódio, com a temática DESAFIOS DA GESTÃO CULTURAL INDEPENDENTE, o Vila Flores recebe os espaço Condomínio Cultural, de São Paulo e Casarão de Idéias, de Manaus, para falar sobre as dificuldades e caminhos para viabilizar a sustentabilidade e a gestão de espaços culturais independentes A Associação Condô Cultural (Instituto Cultural Mundo Novo), foi fundada em 2010 e realiza diferentes produções sociais, culturais, educacionais e políticas, promovendo a criação e a experimentação. A produção artística e a programação é realizada de forma independente em conjunto com os associados e conta com a contribuição livre e consciente do público, promovendo atividades como oficinas, aulas, encontros, apresentações, exibições, etc. O Casarão de Idéias é uma associação cultural sem fins lucrativos cuja finalidade é a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. Desde 2010 a entidade desenvolve as mais diversas atividades culturais, consolidando-se como um ponto cultural, social e afetivo da cidade de Manaus. Além de atividades realizadas em seu espaço, o Casarão possui diversos projetos que atuam e agregam ações sociais, culturais, empreendedoras e de inovação. A série PAPO DE CULTURA faz parte da programação DE VILA A VILA 2021. O projeto multicultural é viabilizado com recursos da Lei nº 14.017 / 2020 - Aldir Blanc; contemplado pelo Edital SEDAC nº 09/2020 #LeiAldirBlanc​ #LeiDeEmergênciaCultural​ #NovasFaçanhasNaCultura​ #Cultura​ #MaisCultura​ #DeVilaAVila
PAPO DE CULTURA: Arte e Educação para o Bem Comum
01:28:08
Vila Flores

PAPO DE CULTURA: Arte e Educação para o Bem Comum

O PAPO DE CULTURA é um bate-papo com gestores de centros culturais brasileiros, que propõe reflexões sobre o fazer cultural em diferentes regiões do país. Nessa primeira edição, com a temática ARTE E EDUCAÇÃO PARA O BEM COMUM, o Vila Flores recebe os espaço Casa do Povo, de São Paulo e o Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomodê, de Porto Alegre para falarmos falar sobre o impacto social de projetos artístico-educativos. A Casa do Povo é um centro cultural que revisita e reinventa as noções de cultura, comunidade e memória. Habitada por uma dezena de grupos, movimentos e coletivos, alguns há décadas e outros mais recentes, a Casa do Povo atua no campo expandido da cultura. Sua programação transdisciplinar, processual e engajada entende a arte como ferramenta crítica dentro de um processo de transformação social. Seus eixos de trabalho (memória, práticas coletivas e engajadas, diálogo e envolvimento com o seu entorno) são pensados a partir do contexto contemporâneo em relação direta com suas premissas históricas, judaicas e humanistas. Nessa empreitada, o público não é alvo, mas participante ativo que, além de visitar, também propõe atividades fazendo do espaço um local de encontro, de formação e de experimentação: um monumento vivo, um lugar onde lembrar é agir. O grupo Afro-Sul de Música e Dança é uma instituição cultural que funciona como movimento de valorização da cultura negra e do direito a livre expressão da pessoa humana, com objetivo de lutar contra o racismo e divulgar a história e a música negra através de seus espetáculos. Foi criado por jovens negros, integrantes de uma banda, em Porto Alegre em 1974. Ao longo dos anos, a Afro-Sul desenvolve atividades dentre as quais se destacam a dança, a música, a moda e a gastronomia. Retrata a cultura afro-gaúcha e a difunde para além das fronteiras da Capital e até mesmo do Brasil, com um repertório que viaja pela “diáspora Africana” e efetua a fusão entre música erudita e ritmos afros. A série PAPO DE CULTURA faz parte da programação DE VILA A VILA 2021. O projeto multicultural é viabilizado com recursos da Lei nº 14.017 / 2020 - Aldir Blanc; contemplado pelo Edital SEDAC nº 09/2020 #LeiAldirBlanc #LeiDeEmergênciaCultural #NovasFaçanhasNaCultura #Cultura #MaisCultura #DeVilaAVila
Design de Culturas Regenrativas #2 com Xana Piteira
01:49:44
Design de Culturas Regenerativas #3 com Isadora Migliori
01:55:12
Design de Culturas Regenerativas # 4 com Ivan Sellers
01:07:15
Design de Culturas Regenerativas #5 - com Flavia Vivacqua
02:07:12
Design de Culturas Regenerativas #6- com Taisa Mattos
01:38:01
Design de Culturas Regenerativas #7 - com Nuno da Silva
02:20:07
Design de Culturas Regenerativas #8 - com Claudian Dobos
01:34:23

Live AMAR É URGENTE

9 meses depois com Dominic Barter

Conversa entre Dominic e Muriel Magalhães (do @restaura) sobre o texto "Amar é urgente" de autoria do Dominic

Uma reflexão ampla e muito interessante sobre vários aspectos da realidade atual no final de 2020. Oportunidade preciosa de perceber a contribuição e potência da comunicação não violenta (CNV) quando colocada em prática.

Aprender a apreender

Festival LivMundi 2020

Encontro realizado dentro do Festival LivMundi 2020 com Dominic Barter, Edgard Gouveia e Lorena Germano.

Série : 3 Congresso Mundial de Transidisciplinaridade

Alguns encontros realizados dentro da programação do Congresso ocorridos em dezembro de 20/dez e abril/21, organizados pelo CETRANS/Brasil.

Documentário

Compostagem, PorQueNão?

O capítulo, “Compostagem, PorQueNão?”, foi financiado coletivamente (através de campanha no Catarse) e por oito empresas parceiras ligadas à gestão de resíduos sólidos.

Uma produção PorQueNão? Mídia em parceria com Seriema Filmes, Monastereo Studio e Ateliê Xinela.

Com Postagem #1

Mini composteira

Este é o primeiro episódio da Série Com Postagem. Aprenda como montar uma mini composteira e veja de forma lúdica, como acontece a transformação das sobras de alimentos em adubo! 

Esta série é uma co-produção entre CEPAGRO e A Vida é Uma Arte Produções. Indicamos muito a série inteira e os demais trabalho da CEPAGRO!

Como Fazer Composteira Doméstica

Neste vídeo você aprende rapidamente como fazer uma composteira para colocar em seu quintal ou varanda.

Este projeto faz parte de uma experiência do Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Univali, para que as pessoas façam a compostagem em casa e, compartilhem seus resultados e inovações.

Docência Online: Cenários e Desafios da Educação em Rede

Palestra - Modelos e práticas pedagógicas em EaD e em cenários híbridos: ser mais ativo no offline. Realizada pelo o Prof. Dr José Valente - Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp em 1/12/20.

Sustentabilidade da vida: ecofeminismo e economia feminista, Márcia Tait (Unicamp)

A fala em 17/11/20 apresenta conceitos centrais que dialogam com a noção de sustentabilidade da vida a partir de relações feitas pela convidada entre ecofeminismo, economia feminista e as propostas de coletivos de mulheres no Brasil e América Latina. 

O futuro das Almas e do Planeta

com Mia Couto, Aílton Krenak e Afonso Borges

Encontro ocorrido no dia 1.º de novembro de 2020, como parte da IX Fliaraxá. Uma conversa leve mas profunda entre o escritor Mia Couto, o também escritor, líder indígena e ambientalista Ailton Krenak, mediada por Afonso Borges. Sempre necessário ampliar o olhar e os convidados fazem isto de forma maestral e bela.

Série: Circuito Urbano 2020 - ONU HABITAT

Registro de encontros com temáticas diversificadas sempre ligadas a realidade urbana planetária e brasileira. 

Revolução 21 - O bem viver - entrevista Marcos Sorrentino

Partilhamos a entrevista realizada pelo @projetoverdemar com o professor e ambientalista Marcos Sorrentino, uma importante referência que nos inspira e com o qual seguimos aprendendo tanto sobre o ser e fazer sustentável.
Consideramos muito estratégico e necessário seu olhar sobre a dimensão política no sentido amplo das relações humanas.
Nada melhor para comunicar mais um pouco sobre a Sustentabilidade Ampliada do que conhecer uma de suas raízes.

bottom of page